Estar por dentro das normas do setor logístico do Brasil e do mundo deve ser sempre uma prioridade para as transportadoras que buscam excelência em suas operações.
Há um movimento cada vez maior e necessário por atitudes conscientes, quando o assunto é meio ambiente. Quando falamos sobre veículos pesados, a preocupação se reflete na busca pela redução de emissão de gases.
Estar por dentro das normas do setor logístico do Brasil e do mundo deve ser sempre uma prioridade para as transportadoras que buscam excelência em suas operações. Um conceito importante atualmente é o sistema EURO 6, que tem grande impacto no transporte de cargas em todo o mundo.
O que é EURO 6?
O sistema EURO 6 é um conjunto de normas regulamentadoras sobre emissão de poluentes para motores diesel. O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), órgão responsável por esse tipo de regulamentação no Brasil, baseou suas normas no sistema EURO 5, até dezembro de 2022, e, a partir de janeiro de 2023, foi passado a exigir o sistema EURO 6.
A Europa é pioneira na implementação de novas políticas nessa área, o que faz com que elas sejam conhecidas por aqui pelo nome de EURO. No velho continente, o sistema EURO 6 está vigente desde 2014.
No Brasil, o sistema Euro 6 também é conhecido como a oitava fase do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).
Quais são as diferenças entre os sistemas EURO 5 e EURO 6?
Em comparação com a norma anterior no Brasil, o sistema EURO 5, o EURO 6 prevê uma redução ainda maior no nível de emissão de poluentes.
No caso da emissão de hidrocarbonetos, o sistema EURO 6 estabelece um limite de 0,09 gramas, para cada cavalo de potência do motor, por hora de funcionamento. Isso representa uma redução de 72% no limite da norma anterior, que permite a liberação de até 0,34 gramas.
Também há significativas reduções na emissão de óxido de nitrogênio (NOx), que passa a ter um limite 80% menor, com emissão máxima de 0,29 g/cv, e de enxofre, passando de 0,02 ppm para 0,01 ppm (partes por milhão).
Efeito na economia
O sistema EURO 6 é uma evolução importante no setor de transporte de cargas, trazendo benefícios tanto para a saúde pública quanto para a economia das empresas. A sua implementação no Brasil pode ajudar na redução das emissões de poluentes, pois os veículos equipados com o sistema contribuem para a melhoria da qualidade do ar e para a preservação do meio ambiente.
Além disso, a tecnologia empregada no sistema EURO 6 pode trazer vantagens econômicas para as empresas de transporte, já que a eficiência energética pode ser aumentada e o consumo de combustível pode ser reduzido. A longo prazo, essa economia pode se refletir em custos menores para as empresas e preços mais competitivos para o consumidor final. Com o avanço da tecnologia, é provável que surjam novas soluções para os desafios do transporte de cargas no futuro, mas o sistema EURO 6 já representa um grande passo na direção da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental.
Fique por dentro de todo o nosso trabalho e tenha acesso a conteúdos como esse no nosso blog e redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn. Acesse já!
Rua Dr. Renato Paes de Barros, 1017
6º andar - Itaim Bibi
São Paulo/SP - CEP 04530-001
GRUPO VAMOS 2024 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS